No dia 16 de outubro, um indiano tornou-se o homem mais velho do mundo ao completar a maratona de Toronto, no Canadá. Faluja Singh tem 100 anos, 1,72m e pesa aproximadamente 52 Kg.
Seu tempo oficial foi de 8h 11min 5,9seg. Singh já é detentor do recordo mundial para atletas com mais de 90 anos, quando completou, em 2003, a mesma maratona de Toronto com 5h 40min 1seg.
Questionado sobre o grande feito, Singh atribui isso a sua dieta vegetariana que consiste em chá, torradas e caril, além de não beber, não fumar e praticar exercícios todos os dias. O atleta começou a correr quando tinha 89 anos, após a perda da esposa e filho.
Esta foi a oitava vez que Singh completou uma maratona. Seu sonha agora é participar da passagem da tocha olímpica para os jogos Olímpicos de Londres 2012.
Abaixo link com a reportagem disponível no Youtube.
_____________________________________________________________
No último domingo, dia 30 de Outubro, o recorde mundial da maratona quase foi batido novamente. Em Setembro Patrick Makau atingiu o que parecia ser incrível, completar uma Maratona em exatos 2h 3min 38seg. Para muitos esse novo recorde terá vida longa.
Mas não para Wilson Kipsang. O queniano venceu a Maratona de Frankfurt com o tempo de 2h 3min 42seg, somente 4 segundos a mais do que o atual recorde e 17 segundos mais rápido do que o antigo recorde do etíope Haile Gebrselassie. Kipsang tentará quebra a atual marca em 2012.
Estimativas apontam quem nos próximos 20 anos não teremos nenhum atleta correndo uma maratona abaixo de 2 horas. Pesquisei alguns artigos na internet sobre tal feito e, para Dr. Ross Tucker e Dr. Jonathan Dugas, será necessário, antes de mais nada, baixar os tempos nos 10.000m em 30 segundos e a meia-maratona em 90 segundos, para então baixar de 2 horas a maratona. E conforme artigo publicado pelos 2 doutores do The Science of Sport, provavelmente seja um africano a conseguir tal façanha.
Artigo completo disponível em:
Nenhum comentário:
Postar um comentário