quinta-feira, 24 de novembro de 2011
Como aumentar a vida útil dos nossos tênis?
Uns tênis de corrida de qualidade não são certamente baratos! Gastar mais de €100 com um par de tênis novos tem de certeza um peso considerável na carteira, principalmente nos dias que correm. Ainda para mais quando é recomendável que se troque de ténis de corrida em cada 500 / 800 km, o que num corredor regular equivale a cerca de 5 ou 6 meses de treino. Se for um corredor mais assíduo, talvez tenha de trocar de tênis em cada 3 ou 4 meses (aqui é que o som da caixa registadora começa a ouvir-se). E claro que não quer comprometer a funcionalidade de uns bons tênis de corrida, ou o suporte correto que estes dão aos seus pés e ao seu tipo de passada, portanto ficam aqui algumas estratégias simples para prolongar a vida útil dos seus tênis:
Compre uns tênis adequados ao tipo de terreno
Se corre em terreno desigual ou normalmente sujo e molhado, rapidamente irá estragar um tênis próprios para correr na estrada. Compre tênis específicos para corridas no tipo de terreno onde normalmente corre, e verá que eles vão durar muito mais tempo.
Use os seus tênis somente para correr
Mesmo que os seus tênis de corrida sejam suficientemente bonitos para usar durante o dia, use-os somente quando for correr. Lembre-se que eles têm uma vida útil pelos kms que fazem, portanto quanto mais os usar, mas depressa os irá gastar.
Desfaça sempre os laços
Calçar e descalçar os seus tênis rapidamente pode significar poupar algum tempo precioso, sempre que precisar. Mas calçar-se e descalçar-se sem desfazer os laços pode alargar os seus tênis, afetando naturalmente o correto ajuste aos seus pés e causando a necessidade de precisar de um novo par de ténis mais cedo do que esperaria.
Não esquecer de arejar sempre os tênis
Não importa se os seus tênis estão molhados por causa da chuva ou somente do suor. Depois de correr, não os guarde simplesmente fechados no armário, nem os deixe dentro do saco do equipamento. Tênis sempre húmidos normalmente precisam ser substituídos mais cedo do que o seu tempo normal. Também não os tente secar com um secador ou num aquecedor, já que o calor em excesso poderá danificar os tecidos usados no seu fabrico.
Tente alternar entre dois pares
No caso de ser um corredor assíduo e acumular muitos kms de corrida todas as semanas, alternar entre dois pares diferentes permitirá a cada um deles secar adequadamente entre cada corrida. Reserve um par para corridas mais sujas (mau tempo ou trail running) e outro par para corridas mais limpas (estrada ou passadeira).
Fonte: Fitness Magazine
Retirado de: PerCorrer.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário